O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
SABEDORIA, PRUDÊNCIA E SOCIEDADE
O contexto social atual está complicado. Injustiça e imprudência imperam como o conjunto de normalidades neste mundo vil. Os governantes trabalham sob promessas vazias, realizando alianças prejudiciais ao povo, tudo com a finalidade de encherem seus bolsos com a riqueza da nação.
Até dentro das igrejas nós encontramos as ingerências de pessoas que não trabalham mais com sabedoria e prudência, tornando a casa do Senhor como um redil de injustos que governam causando a tristeza do povo. Por todos os lados ouvimos o clamor daqueles que buscam por um bom gestor.
Por isso somos convidados a viver debaixo do compromisso com a Lei do Senhor, para que através dela sejamos íntegros para com a sociedade presente.
Isso nos tornará sábios e prudentes no tempo presente. Quem não tem compromisso com a Lei do Senhor faz povos sofrerem, e acabam, com isso, sendo contados como injustos e imprudentes.
Aqueles cujos olhos são iluminados pela lei de Deus e cujos passos são guiados pela verdade de Deus, esses compreendem mais a justiça do que os maiores sábios deste século. Deus é a fonte de todo o saber e a origem de todo o bem.
Nele encontramos a verdade, a justiça e o entendimento. Fora dele, reinam as trevas, a injustiça e a opressão.
Os maus não entendem o que é justo. Seus olhos são cegos, seu coração é endurecido e sua consciência é cauterizada. Mas os que buscam o Senhor entendem tudo e são mais sábios do que os grandes sábios deste mundo.
OS JUSTOS DIANTE DOS VALORES OPOSTOS DA SOCIEDADE
É sabido de todos que a impunidade é o maior estímulo ao crime. Por que tanta gente entra açodadamente no crime?
Por que a corrupção se torna tão endêmica? Por que a violência campeia de peito aberto? Porque os criminosos têm a convicção de que não serão punidos! Aqueles que afrouxam as leis premiam os perversos.
Como justos não podemos compactuar com a injustiça nem com a incerteza. Diante das injustiças, somos convocados a proceder com um modo de viver santo, fugindo de toda malícia e corrupção moral, para que em nós a população encontre amparo de verdadeiros servos de Deus.
E impossível ficar neutro nessa questão. Respeitar a lei significa indignar-se contra aqueles que a violam. Amar a lei significa repudiar aqueles que a torcem.
Com a mesma força que praticamos a verdade, devemos rechaçar a mentira; com a mesma veemência que aprovamos o bem, devemos repudiar o mal.
Quanto mais guardamos a lei, mais nos posicionamos contra aqueles que, afrontosamente, rejeitam os preceitos divinos. O que fere o coração de Deus também nos atinge. Não podemos nos alegrar com o que Deus proíbe nem nos entristecer com o que Deus aprova.
QUANDO A SABEDORIA E A INTEGRIDADE SE MANIFESTAM EXTERNAMENTE
O filho que guarda a lei de Deus é prudente, pois a lei de Deus nos livra de lugares, pessoas e circunstâncias perigosas.
Porém, o filho imprudente, que não afasta os pés dos caminhos tortuosos e se associa com libertinos, torna-se a vergonha dos pais. Andar no conselho dos ímpios, deter-se no caminho dos pecadores e assentar-se na roda dos escarnecedores é matricular-se na escola do desastre.
O jovem cristão no presente século precisa ser sábio. A integridade é a marca do verdadeiro cristão, diante de todas as incertezas e injustiças no tempo presente. O jovem cristão deve estar pronto a demonstrar valores que somente aquele que ama a Lei de Deus possui.
Quem ama a Lei do Senhor é transformado por ela, a ponto de transformar aqueles que se aproximam buscando um afago. Essa é a maior convocação para o cristão no tempo presente, ser a ferramenta divina para como sabedoria e prudência agir em favor da humanidade, sendo luz em meio às trevas.
PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/11126-licao-13-protegendo-se-com-integridade-na-sociedade-i
Vídeo: https://youtu.be/oYkNcS3iS3c