INTRODUÇÃO
O Chamado de Deus feito a Josué e o cumprimento de sua missão nos remete ao desejo ardente de servir ao Senhor.
Nesta lição estudaremos a escolha de Josué feita pelo Senhor, o serviço de Josué a Deus e finalizaremos o nosso estudo entendendo o processo do chamado de um líder.
1. A ESCOLHA DE JOSUÉ
Recaiu sobre Josué a escolha de substituir a Moisés com a missão especial de conquistar a terra prometida de Canaã e lá estabelecer a fixação do povo de Deus na terra, segundo a promessa feita pelo Senhor, tipificando o descanso de Deus para aquele povo depois de um pesado cativeiro no Egito.
Os israelitas apesar da anunciação das boas novas não creram, desobedeceram ao Senhor e segundo o julgamento do Senhor, não foi permitido a aquela geração entrar em sua totalidade neste descanso de ordem temporal, num primeiro momento, anunciado aos israelitas por Moisés e também por Josué.(Js
1:1-9)
2. O SERVIÇO DE JOSUÉ A DEUS
i. Josué foi um homem exemplar no que concerne a bem servir e iniciou esta prática quando se tornou ministro e assistente pessoal de Moisés. (Ex 24:12-14).
ii. Josué e Calebe foram os espias que relataram com otimismo e com fé que a terra de Canaã era boa e encorajaram o povo a conquistá-la (Nm 14:6-9).
iii. Em face da desobediência e especialmente da incredulidade de uma geração do povo de Israel, estes foram impedidos de entrar em Israel, porém, Josué e Calebe, pertencentes a esta mesma geração foram os únicos que entraram na terra prometida. (Dt 1:34-40)
iv. Josué se tornou o pastor de Israel escolhido e abençoado por Deus e também por Moisés. Josué passa agora a ter a grande responsabilidade de comandar o povo de Israel para a conquista da terra prometida (Nm 27:12-23)
v. Debaixo das bênçãos de Deus, Josué realizou grande conquistas na terra de Canaã e também
dividiu a terra entre as tribos de Israel (Js 1:1-9)
vi. Josué foi um exemplo de serviço e adoração ao Senhor. Em todas as suas ações, Josué, tinha como objetivo servir a Deus e foi num momento muito crítico de rebeldia e idolatria do povo de Israel que Josué falou ao povo que ele e sua casa serviriam ao Senhor para sempre (Js 24:14-28)
3. O CHAMADO DE DEUS
3.1. A CHAMADA UNIVERSAL PARA SALVAÇÃO
Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo.
É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem.
Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-30)
3.2. A CHAMADA INDIVIDUAL AO SERVIÇO
Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como nos casos do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica
sempre com um propósito (Rm 1:1).
A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24)
4. A VOCAÇÃO
No sentido da perspectiva espiritual a vocação de homens e mulheres chamados por Deus perpassa pela
formação e capacitação para o desempenho de uma nobre missão, comumente, segundo as seguintes
etapas:
5. A UNÇÃO
Do ponto de vista espiritual a “unção” significa que a presença permanente do Espírito Santo está sobre
o crente. É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh como manifestação da sua maravilhosa graça. (Lc 4:16-22).
6. A FORMAÇÃO
A formação é a formatação de um caráter moral, ético, social e espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada.
Esta formação darse-á através das experiências pessoais com Deus, do estudo da Palavra do Senhor, da incessante oração, do enfrentamento das adversidades, tribulações e aflições vividas, porém, sob o controle de Deus. (Rm 5:1-5).
7. A CAPACITAÇÃO
A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físico, moral
e intelectual.
Esta capacitação se refere as realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi chamado, ungido e formado para o desempenho de sua vocação.
É na capacitação que o chamado de Deus é confirmado perante os olhos das outras pessoas. (2 Co 12:11-12;.Mc 16:14-18)
8. CONCLUSÃO
Na galeria dos homens de Deus, Josué, foi um grande homem de Deus que recebeu um chamado do
Senhor, cumpriu a sua missão e foi abençoado pelo Senhor, visto que, verdadeiramente Josué conheceu
ao Senhor.
Shalom Adonai !
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/04/notas_2t_2020_jovens_lic3a7c3a3o-2_o-chamado-de-um-lc3adder.pdf