Exemplos de Liderança Feminina
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A MULHER NAS ESCRITURAS SAGRADAS
O avanço do relativismo na sociedade tem transformado a mente de muitos, fazendo-os acreditarem que alguns grupos, que chamam de “minorias”, devem procurar os seus direitos suprimidos por outras classes. Contudo, todos são manipulados e iludidos por conceitos cunhados através da maldade humana, que tem sua mente caída pelo pecado.
Nesta lição, temos como objetivo desfazer os pensamentos contrários em relação às mulheres, no tocante a sua posição dentro das Sagradas Escrituras. Precisamos aqui entender que elas possuem um papel relevante na história bíblica e da humanidade, o que difere totalmente do pensamento apresentado pelo terrível movimento feminista, que tenta distorcer as verdades contidas na Palavra de Deus.
A Bíblia normatiza e esclarece sobre as diferenças de funções e papéis entre o homem e a mulher. Isso, no entanto, não tem relação com valor ou grau de importância, mesmo porque não há nas Escrituras nenhum desprezo, menosprezo ou rebaixamento aos serviços prestados pela liderança de diversas mulheres e nem mesmo algo que ateste a superioridade do homem em relação à mulher1.
Além disso, é indiscutível a demonstração do cuidado de Deus com a mulher em toda a narrativa bíblica. São muitas as referências feitas pela Bíblia a esse respeito, e aqui se destacam dois episódios em que o Senhor foi ao encontro de Agar no deserto para oferecer direção, proteção e cuidado a ela. Numa perspectiva bíblica e divina, o valor da mulher assemelha-se ao do homem1.
Em inúmeros textos encontramos o papel relevante da mulher nas Escrituras, que, ao contrário do que muitos pensam, valorizam e destacam os feitos grandiosos realizados por muitas mulheres de valor.
MULHERES NA LIDERANÇA
Muitas mulheres destacaram-se na história bíblica por seus feitos. Elas apresentaram um necessário papel de liderança em momentos de crises, trabalhando de acordo com a vontade de Deus para o seu tempo. As mulheres apresentadas na lição destacam muito bem o que estamos falando.
Todas elas apresentaram algo em comum: a disposição em servir ao Senhor com suas vidas. Todas elas apresentaram as qualidades necessárias de uma boa liderança, o que nos ajuda a afirmar que Deus deseja que muitas mulheres venham desempenhar, no seu devido tempo, atividades de liderança no Reino, a fim de conduzir e ajudar a muitos a chegar ao céu.
A marca registrada de liderança feminina na Bíblia é a fidelidade, pois, segundo os registros na história e da Bíblia, permaneceram firmes no propósito a que as designou Deus.
O movimento feminista tem manchado o conceito de liderança feminina na atualidade, e isso por meio das suas raízes que têm penetrado no meio evangélico, distorcendo deveras a leitura e a interpretação bíblica. […]
Há também os que não permitem mulheres na liderança com base em interpretações equivocadas de textos bíblicos. É verdade que a Bíblia apresenta trabalhos específicos para homens e mulheres, mas em hipótese alguma renega a importância do trabalho feminino dentro do que Deus está realizando no mundo1.
UMA RESPOSTA AO FEMINISMO
A pós-modernidade vem trazendo uma avalanche de falsos valores liberais que advêm do movimento feminista. Tais falsos valores deturpam cada vez mais os ensinamentos e princípios bíblicos.
As falsas ideias de liberdade, igualdade de gêneros e empoderamento têm levado muitas mulheres a buscar algumas alternativas ideológicas e, consequentemente, a afastar-se cada vez mais dos princípios bíblicos, que presam pela ordem social e familiar1.
O feminismo busca, por trás de uma cortina que apresenta falsos interesses, uma anarquia social, familiar e sexual, buscando destruir os princípios bíblicos que são crucial para o sucesso da mulher no seu tempo.
Precisamos olhar e entender o que verdadeiramente a Bíblia diz. Nela entendemos o valor que a mulher possui na sociedade, e que, apesar do que muitos negam, elas podem sim possuir relevante liderança dentro do Reino de Deus. Contudo, precisamos, também, desprezar os conceitos feministas, utilizando a Bíblia como ferramenta aliada poderosa nessa empreitada.
Que nunca venhamos esquecer de que concordar com práticas não-bíblicas é errado e desamoroso. Consentir nessas práticas não se origina do amor, mas do medo de possíveis repercussões negativas. Se aspiramos a um amor piedoso e santo para os outros, temos de estar disposto a correr o risco de confrontar em amor2.
Esperando Jesus voltar hoje!
Pb. Antonio Vitor de Lima Borba
Referências:
1 – TORRALBO, Elias. Liderança na Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.
2 – PEARCEY, Nancy. Verdade Absoluta. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.