JOVENS – LIÇÃO 10 – FÉ PARA CRER QUE MILAGRES ACONTECEM

Jesus em sua nobre missão pregou e ensinou o Evangelho de Deus, entretanto, foi na realização dos sinais, prodígios, curas, milagres e maravilhas que se confirmou a veracidade de sua pregação e ensinos.

Nesta lição conceituaremos o termo “Milagre”¹, veremos a natureza dos milagres de Jesus², identificaremos os propósitos dos milagres de Jesus³ e finalizando o nosso estudo conheceremos a autoridade de Jesus para realizar curas e milagres4.

  1. CONCEITODE MILAGRE

 Com origem no termo “miraculum” do latim, a palavra milagre tem como significado a realização de maravilhas, sinais e prodígios que se revestem de uma ação sobrenatural divina, ou seja, a aplicação de uma lei superior de acordo com a vontade de Deus no mundo natural que provoca uma mudança na ordem normal das coisas e que só pode ser explicado pela fé.

  1. A NATUREZA DOS MILAGRES DE JESUS

 A Palavra de Deus está repleta das narrativas de milagres efetuados pelo próprio Deus ou por agentes escolhidos por Ele para tal feitos, porém, a origem do poder e autoridade na realização destes milagres será sempre do Senhor Jesus.

Os milagres de Jesus tiveram incidência sobre pessoas ou sobre a natureza, e estes foram relevantes para provar a divindade, autoridade e poder de Jesus como o Messias prometido para salvar a humanidade da condenação eterna.

Em todos milagresrealizados por Jesus nos registros bíblicos, não somente a pessoa beneficiada pelo milagre, mas as testemunhas oculares destes milagres, foram levadas a refletir que Deus existe e que quer ter uma comunhão com a criação.

Homens e mulheres percebem no milagre que é em Cristo que o desejo da eternidade pelo homem é plenamente satisfeita. (Ec 3:11).

  1. OS PROPÓSITOS DOS MILAGRES DE JESUS

 Segundo o Dr. Willmington (2015, p.1181), os milagres realizados por Jesus tiveram pelo menos oito propósitos, a saber:

 

PROPÓSITOS SIGNIFICADO
3.1 Cumprir as profecias do Antigo Testamento O Messias prometido em Gênesis e nos demais livros do Antigo Testamento, especialmente no Livro de Isaías se cumpriu na pessoa de Jesus Cristo. (Is 53:1-

8).

3.2 Confirmar a veracidade da pregação e ensinamentos de Jesus Jesus em seu ministério pregou e ensinou sobre o Reino de Deus, e sua pregação e ensinamentos foram ratificados pelos sinais, prodígios, curas, e milagres realizados a ponto de todos reconhecerem que Ele era

vindo da parte de Deus. (Jo 3:1-2).

3.3. Promover a revelação da Glória de Deus A partir do primeiro milagre com a transformação da água em vinho nas bodas em Caná da Galileia, Jesus principiou os seus inúmeros milagres que tinham o objetivo de glorificar a Deus diante dos homens. (Jo

2:11).

3.4 Fortalecer e aumentar a fé dos seus discípulos Jesus ao realizar os milagres gerava em seus discípulos a convicção de que Ele era o Messias prometido e ao mesmo tempo fortalecia e aumentava a fé deles pelo inimaginável resultados de seus milagres. A fé dos discípulos aumentava cada vez

mais. (Jo 6:1-15).

3.5 Anunciar que Jesus é o Messias prometido A cada milagre realizado o povo e os seus discípulos ficavam mais cônscios da divindade de Cristo e na pessoa  dEle  a  personificação  real  do  Messias

prometido. (Mt 9:32-33).

 

 

3.6 Confirmar a divindade de Jesus Jesus andou por sobre o mar desafiando as leis físicas

e neste episódio seus discípulos reconheceram a divindade de Jesus. (Mt 14:22-33).

3.7 Mostrar a compaixão de Jesus pelas pessoas Jesus estava no meio de seu povo pregando, ensinando e curando e se colocava no lugar deles sentindo com eles os seus sofrimentos. Jesus tinha compaixão de todos, isto é, sentia as dores de seu

povo. (Mt 9:35-36).

3.8 Ratificar autoridade e a capacidade absoluta de Jesus perdoar pecados Somente Deus pode perdoar pecados e Jesus ao curar um paralítico em Cafarnaum provou a todos que só Ele tem autoridade e poder para perdoar pecados.

(Lc 5:17-26).

 

  1. A AUTORIDADE DE JESUS PARA REALIZAR CURAS E MILAGRES

 

Jesus tem toda a autoridade no céu e na terra, e foi pela unção do Espírito Santo que Jesus curou os enfermos. (Mt 28:18; Lc 5:17).

O evangelista Lucas com maestria narra quinze ocasiões de curas e duas ressurreições onde Jesus demonstrou o seu poder sobre as doenças e a morte:

  • A cura da sogra de  (Lc 4:38-39).
  • A cura de muitas moléstias. (Lc 4:40-41).
  • A cura de um  (Lc 5:12-16).
  • A cura de um paralítico em  (Lc 5:17-26).
  • A cura do homem da mão  (Lc 6:6-10).
  • A cura de muitos  (Lc 6:17-19).
  • A cura do servo de um centurião. (Lc 7:1-10).
  • A cura do endemoniado  (Lc 8:26-34).
  • A cura de uma mulher enferma com  (Lc 8:43-48).
  • A cura de um jovem  (Lc 9:37-43).
  • A cura de um endemoniado  (Lc 11:14-23).
  • A cura de uma mulher  (Lc 13:10-17).
  • A cura de um homem hidrópico. (Lc 14:1-6).
  • A cura de dez  (Lc 17:11-19).
  • A cura do cego de Jericó. (Lc 18:35-43).
  • A ressurreição do filho da viúva de  (Lc 7:11-17).
  • A ressurreição da filha de  (Lc 8:49-56).

 É no poderoso nome de Jesus que temos o poder e autoridade para realizar sinais, prodígios e maravilhas, bem como curar as enfermidades. (Mc 16:17-18).

CONCLUSÃO

 Nesta lição aprendemos sobre o conceito de milagre como sendo uma intervenção divina sobrenatural de mudança ou transformação na ordem das coisas no mundo natural que só se explica pela fé. 

Aprendemos também que a natureza dos milagres de Jesus prova a divindade, autoridade e o poder de Jesus como o Messias prometido para salvar a humanidade da condenação eterna.

Outro ponto discutido em nossa lição foi sobre os oito propósitos dos milagres de Jesus que em suma estabelece o cumprimento integral das profecias, a verdade da Palavra de Deus, a revelação da glória de Deus, o fortalecimento da fé cristã, mostrar que Jesus é o Messias prometido, confirmar a divindade de Jesus, a sua compaixão em relação ao ser humano e sua autoridade no céu e na terra. 

As curas e milagres realizadas por Jesus ratificam a outorga de que nós em Nome de Jesus podemos realizar nos dias de hoje sinais, prodígios, curas e maravilhas através do Espírito Santo de Deus.

Shalom Adonai!

REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia: 10ª ed. São Paulo: Hagnos, 2011. v. 4.

WILLMINGTON, HAROLD L. Guia de Willmington para a Bíblia: Método Teológico: 1ª ed. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2015, v. II.


Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9991-licao-10-fe-para-crer-que-milagres-acontecem-iii#

Vídeo: https://youtu.be/1cw3tYP-XAY

Glória a Deus!!!!!!!