INTRODUÇÃO
O presente artigo descreve sobre a influência da Teologia Cristã e sua contribuição para o bom desenvolvimento social e ético, bem como, a sua adaptação em situações complexas nas diversas culturas ao redor do mundo.
Foi analisado o seu surgimento, que se deu em regiões mais simples, avançando-se posteriormente na região nobre da sociedade, fator este que está presente no processo de construção da história, sendo um máxime na era medieval.
Ressalta-se a ação da Reforma Protestante, sendo este um período de extrema importância na história da Igreja tal qual na era medieval, trazendo novamente a primazia das pregações e ensinos dos Apóstolos para as pessoas mais comuns, ou seja, que o olhar sem preconceito, a mensagem simples, de puro amor e caridade, obteve o seu devido impacto na sociedade desde então até a contemporaneidade atual, de modo que, a essência dessa mensagem voltasse a ser pregada, em virtude da imoralidade enfrentada em decorrência dos líderes da Igreja
naquele tempo.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com a análise do artigo, não existe um consenso entre os teólogos a respeito do nascimento da igreja primitiva. A reunião dos fiéis ocorria de forma simples, em casas, templos, sinagogas e ruas, tendo como base espiritual os ensinamentos de Cristo, a caridade e a união entre os crentes. Não havia distinção entre clérigos e leigos, os adeptos a teologia cristã, inicialmente, eram as pessoas mais simples da sociedade.
Após a adesão do Imperador Constantino à fé cristã, o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, proporcionando aos seus adeptos, que até então viviam em perseguição, a pretendida liberdade de culto. Entretanto, décadas após a institucionalização da Igreja, agora denominada Católica, ocorre a entrada de heresias e corrupção, incorporando em seus dogmas e doutrinas, as práticas pagãs.
Ao longo da história da Igreja realizou-se oito Concílios, com o propósito de estabelecer doutrinas e dogmas de fundamental importância para o entendimento das doutrinas cristãs atuais. Sempre houve opositores aos ensinamentos implantados pela Igreja no decorrer de sua existência, que, com o passar dos anos, introduziu uma Teologia contrária a doutrina apostólica, surgindo assim, a necessidade de uma reforma.
Movidos por um desejo de mudança, Monges e Doutores da Igreja, destacando-se entre eles Martinho Lutero, deram início a chamada Reforma Protestante, com a finalidade de combater o dogma católico da salvação pelas indulgências, a degradação moral do alto clero e defender a fidelidade à Bíblia.
Evidentemente, por meio da Reforma, houve significativo avanço da Teologia Cristã, servindo de influência a reis, escritores e teólogos, por meio da pregação do evangelho e ensino da teologia protestante, fundamentados na Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
O artigo analisado desfecha-se com a compreensão de que após um período na clandestinidade, sem a devida liberdade para praticar sua religiosidade, a Igreja na sociedade medieval, agora encontrava-se no centro do governo e do poder. Foi inicialmente denominada Católica, por reunir todas as crenças cristãs.
Contudo, no início do século XVI, essa unidade foi rompida, devido às críticas de muitos membros contra práticas imorais cometidas pelo Clero da Igreja Católica, resultando futuramente na Reforma Protestante, cuja figura central foi o Monge Martinho Lutero.
Sem dúvida, a Teologia Cristã e o crescimento do Cristianismo causaram modificações significativas em muitas culturas, deixando como legado, entre outras coisas, a bondade, a caridade, a ética, a harmonia que deve prevalecer na sociedade e a influência da vontade de Deus na realidade cotidiana.
ELABORAÇÃO DA RESENHA DESCRITIVA – ALUNOS DO CURSO TEOLÓGICO (CETADI – NÍVEL MÉDIO)
ALINE CRISTINA ALVES MIRANDA
JAQUELINE BERGAMO DE SOUZA
LÚCIA BERGAMO DE SOUZA
REGINA MARIA DE ARAÚJO BERTOLUCCI
PROFESSOR ORIENTADOR
COOP. REUEL MARCELO
COORD. CETADI – SETOR 18
PR. ADAUTO MATTOS
DIRIGENTE SETORIAL
PR. AGNALDO TORRES
ARTIGO CONTEMPLADO – A TEOLOGIA CRISTÃ E A SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE MEDIEVAL
Artigo apresentado por JESIEL DA SILVA DE
JESUS: Graduando em História pelo Centro
Universitário de Maringá – UNICESUMAR. Revista –
Editora Epitaya, ISBN: 978-65-87809-38-0, Rio de
Janeiro – RJ, 2022, pág. 180 – 189.
DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: